HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
 

Nas terras de Francisco Bertasso e Benedito Reis Barreiro, vizinhas de Presidente Prudente, iniciou-se a povoação, que a principio teve o nome de Patrimônio São João.
Em 1933, o engenheiro da Prefeitura de Presidente Prudente, Albino Gomes Teixeira, projetou um loteamento e passou a vender os lotes no Patrimônio São João. O povoado logo atraiu moradores vindos de outras regiões, principalmente de Minas Gerais e de cidades do estado de São Paulo, tornando-se Distrito em dezembro de 1936, até então pertencente a Presidente Prudente, porém já com o nome de Pirapozinho em virtude do ribeirão do mesmo nome, que do Tupi-guarani, significa Lugar Abundante em Peixes que Saltam.
O desenvolvimento agrícola e comercial de Pirapozinho se deu pela boa passagem para os sitiantes da região, com isso, acelerou-se a colonização com o desenvolvimento do comércio e as construções de propriedades agrícolas nas imediações, propriedades estas que constituem a principal estrutura econômica do município com isso, grande parte das famílias exerciam atividades comerciais e agrícolas, trazendo melhorias e desenvolvimento para o município.
Pirapozinho teve alguns Distritos que lhe pertenciam, sendo eles Estrela do Norte, Itororó do Paranapanema, Narandiba e Tarabai. Todos, com exceção de Itororó do Paranapanema, ganharam autonomia e tornaram-se municípios.